O Poder do Hibisco

O poder do hibiscoEncontrado facilmente em lojas de produtos naturais, o hibisco previne o câncer e mantém em dia a saúde do coração. Além disso, quem procura ter o corpo em forma e perder alguns quilinhos também contar com o seu auxílio, pois a ação diurética da planta elimina o acúmulo de gorduras. Então, que tal combinar seu chá com exercícios físicos  e ganhar mais qualidade de vida? Descubra um pouco mais os benefícios do hibisco e os motivos de ter conquistado tantos adeptos.

Para (quase) tudo

Nádia Neves, professora de nutrição, explica que a flor ajuda a controlar a pressão arterial, tem ação diurética, anti-inflamatória, laxante, analgésica, expectorante, digistiva, calmante e anticaspa. “A planta ajuda no combate às doenças do coração, aumenta os níveis de colesterol bom, diminui níveis de colesterol ruim e também reduz os triglicerídeos”, complementa. Além disso, proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, ácido fólico e cálcio estão entre as suas propriedades.

Coração Blindado

A principal vantagem do hibisco é a vantagem de reduzir a pressão arterial. “Acredita-se que os compostos bioativos presentes no hibisco, principalmente as antocianinas(flavonoide que dá a cor vermelha) são responsáveis por essa ação”. explica a nutricionista Diully Balisteiro.

Poder Emagrecedor

O chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar a retenção de líquidos. É O poder do chá de hibiscoeficaz no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar, que ficam concentradas na barriga e nos quadris. Isso porque o chá age na redução da adipogênese, que é o processo em que células pré-adipócitas convertem-se em células maduras chamadas adipócitos, e têm a função de acumular a gordura do corpo.

A planta é um poderoso emagrecedor e ainda age contra diversas doenças.

Previne o Câncer

Uma pesquisa recente apontou que o hibisco é capaz de prevenir e inibir o avanço tumoral do câncer de cólon em animais. Segundo Nádia, a conclusão dos testes apontou que o avanço do tumor nos animais que consumiram o extrato de hibisco foi bem menor do que nos animais que receberam apenas a alimentação normal.

Sem inchaço

O hibisco ajuda a eliminar os líquidos retidos graças a uma propriedade chamada quercetina – que auxilia no combate ao inchaço e por excesso de líquidos. “A quercetina é um poderoso flavonoide antioxidante. Estudos demostraram sua eficácia na redução de doenças cardiovasculares, com efeito antitrombófico e vasodilatador, protegendo veias e artérias e mantendo uma boa circulação sanguínea”, conta a nutricionista Maiara Fidalgo.

Afaste o diabetes

A planta tem o poder de controlar doenças que caracterizam a síndrome metabólica (conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica). “O consumo diário do chá parece melhorar a pressão sanguínea em pacientes hipertensos, pré-diabéticos e com diabetes tipo 2 leve”, comenta a farmacêutica Valéria Fagion.

Quem pode tomar?

Mesmo melhorando diversas doenças, a bebida não deve ser ingerida por gestantes ou mulheres que estejam amamentando pois o chá de hibisco pode causar interferências na estrutura dos genes dos bebês. “O chá de hibisco possui hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, componentes que estão associados ao câncer e malformações congênitas”, alerta Nádia. Também existem evidências de que o hibisco pode gerar a menstruação em mulheres grávidas, o que resultaria em abortos. Pessoas que sofrem de pressão baixa também fazem parte do grupo que deve evitar esse chá, já que uma das ações da planta é, justamente, a de diminuir a pressão arterial.

Atenção!

Flor de Hibisco

A flor de hibisco comumente encontrada nas ruas (como essa da foto) não deve ser conumida, pois é prejudicial à saúde. Compre a planta seca em lojas especializadas para fazer o seu chá.

 

 

Fonte: Revista Malu – Edição nº 790 – 18 de Agosto de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *