Como tratar o diabetes

Como tratar o diabetes

O diabetes é uma disfunção que afeta a queima eficiente do açúcar no corpo. O pâncreas tem dificuldade em produzir a insulina, que é a responsável por quebrar as moléculas de glicose.

A glicose é transformada em energia ao entrar no corpo, servindo para dar energia, mas quando em excesso, acaba por trazer graves prejuízos à saúde!

Existem tratamentos específicos para o diabetes, mas é necessário analisar as especificidades de cada doença visto que são 4 diferentes tipos de diabete para os mais variados sintomas.

  • Diabetes tipo I.
  • Diabetes tipo II.
  • Diabetes gestacional.
  • Diabetes insipidus.

Aqui você aprenderá como tratar o diabetes.

Tratando o diabetes

Apesar de os cientistas não terem descoberto a cura para a diabetes, o paciente pode levar uma vida tranquila, se optar por seguir as recomendações médicas, para tanto, se faz necessário entender o diagnóstico e a importância do tratamento para realizá-lo de forma mais adequada.

Crianças, adolescentes e jovens são, em geral, acometidas pelo diabetes tipo I.

Para pessoas que sofrem com esse tipo de diabetes, será preciso realizar o tratamento – sendo submetidos a injeções diárias para aplicação de insulina a fim de manter a glicose no sangue em quantidades normais. Caso o tratamento não seja realizado adequadamente, poderá levar riscos à vida do paciente.

Indivíduos a partir dos 40 anos são as principais vítimas acometidas pela diabetes mellitus tipo II.

Dicas alimentares

O tratamento para esse tipo de diabetes deve incluir mudança na alimentação, acrescentando alimentos saudáveis e com pouca ou nenhuma adição de açúcar. Preferencialmente, comer carboidratos ricos em fibras.

Comer em menor quantidade, várias vezes ao dia, desta forma, o indivíduo se alimentará de 5 a 7 vezes. Uma dica é incluir mais frutas e verduras em suas refeições, além de diminuição drástica do consumo de gorduras saturadas e incluir os exercícios físicos como parte da rotina diária.

Em casos mais avançados da doença, será necessária aplicação de insulina, mas isto apenas se seu médico perceber a necessidade.

A diabetes gestacional ocorre normalmente no período de gravidez e pode acontecer por mudanças na alimentação, levando ao aumento de peso. Seu tratamento inclui alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos, além de ser necessário verificar diariamente como estão as taxas de açúcar no sangue.

Caso essas mudanças não tenham surtido efeito, será necessário o uso de medicamentos, mas isto só o médico poderá prescrever.

Os rins sentem dificuldade em reter a água do corpo quando o indivíduo está com a diabetes insipidus. Por isso se faz necessário tratar o problema com uso de medicamentos para controlar o volume de hidratação do corpo e urina.

Dietas e Plantas naturais

como tratar o diabetes naturalmentePara tratar o diabetes, muitas pessoas optam pelas dietas e fazem uso de plantas naturais, já que há comprovação de que os resultados são satisfatórios, mas muitas vezes não extinguem a necessidade de utilização quanto aos medicamentos manipulados.

  • Alimentos naturais crus possuem suas próprias enzimas e elas não são diluídas por produtos químicos. São excelentes para ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue;
  • Dieta variada, inteira e natural é o nome que se dá a dieta que leva legumes e frutas. Elas são ricas em antioxidantes e ajudam a prevenir além do diabetes, doenças do coração;
  • Folhas de manjericão conseguem diminuir os níveis de açúcar no sangue;
  • Chá verde por ser fermentado, ajuda a liberar de forma controlada os níveis de açúcares no sangue;
  • Arroz, pães e massas integrais possuem carboidratos complexos que são digeridos lentamente e com isso liberam a glicose em poucas dosagens;
  • Suco de cactus e semente de linhaça. O primeiro ajuda a diminuir e deixar estável a glicose no sangue, enquanto que a segunda, reduz o nível de açúcar em 28%

Fique atento aos sintomas, faça exames periódicos, e aprenda controlar seus níveis glicêmicos!

Clique Aqui para conhecer um tratamento Revolucionário que pode curar diabetes tipo II e melhorar bastante o diabetes tipo I.

Cuide da sua saúde!