Diabetes: Tipos e Curiosidades

Tipos de Diabetes e Curiosidades sobre Diabetes

Para que você entenda um pouco mais sobre os tipos de diabetes, se faz necessário aprender o conceito desta palavra.

O diabetes é uma doença causada pelo mau funcionamento do metabolismo da glicose, ocasionando falta ou pouca produção da insulina pelo órgão responsável, o pâncreas. A insulina é um hormônio produzido por ele, tendo assim, a função de quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia.

A falta deste hormônio, parcial ou total, dificulta não só a queima do açúcar, mas também sua transformação em outras substâncias.

Esta doença já atinge mais de 3,2 milhões de brasileiros, embora 14% destes, nem saibam que a possuem. Estas estatísticas colocam o Brasil em quarto lugar no ranking mundial desta doença.

O diabetes não é uma doença assintomática, na verdade existem vários sintomas associados e quanto mais glicose existir no sangue, pior para o indivíduo.

Diabetes tipo 1

Diabetes mellitus tipo IDiabetes mellitus tipo I.

Ela ocorre geralmente na infância, por consequência de o pâncreas produzir pouca insulina ou nenhuma. Por ser uma doença autoimune se faz necessárias aplicações diárias de insulina, dieta balanceada sem açúcar e baixo teor de carboidratos, geralmente é uma doença penosa para as crianças que se veem obrigadas a parar de comer doces.

Os principais sintomas são a perda de peso, secura na boca e vontade constante de urinar.

Diabetes tipo 2

Diabetes mellitus tipo II

Hábitos errados e fatores genéticos podem desencadear esta doença. Por isso é preciso evitar o sedentarismo, obesidade e muito açúcar nas refeições. Após os 40 anos é o período que ela costuma aparecer.

Apesar das células serem resistentes a ação da insulina, se faz necessárias aplicações diárias ou tomadas de medicação receitadas pelo médico endocrinologista. Glicefor ou Glifage é um deles.

Os principais sintomas são sede e fome constantes, vontade frequente de urinar, visão distorcida, dificuldade na cicatrização de feridas.

Conheça Aqui um Tratamento Revolucionário que
Reverte Diabetes Tipo 2 em 21 Dias!

Diabetes insipidus

Diabetes insipidus. Esta possui sintomas semelhantes à diabetes melittus, porém, não há alteração na quantidade de açúcar do corpo.

Algumas alterações nos rins ou sistema nervoso fazem com que a produção do hormônio antidiurético diminua, isto facilita a eliminação de substâncias através da urina, já que o paciente passa a ter muita vontade de tomar água.

Seu tratamento deve incluir remédios com ação antidiurética e anti-inflamatória, além de diminuir bruscamente a quantidade de sal nos alimentos e usar suplementos, para ajudar a manter a quantidade correta de cálcio e potássio no organismo.

Diabetes gestacional

Diabetes gestacionalDiabetes gestacional, acontece no período da gravidez e pode ser provocada pelo aumento de peso na mãe. Seus sintomas são semelhantes ao diabetes melittus tipo II, por isso o tratamento deve incluir alimentação balanceada e exercícios físicos.

Porém, se os níveis estiverem muito elevados, pode ser necessária a aplicação de insulinas ou hipoglicemiantes.

Algumas curiosidades sobre o Diabetes

6 Curiosidades sobre diabetes

  • Tomar água depois de comer doces não causa a diabetes;
  • Se seus pais apresentarem os sintomas de diabetes, não necessariamente você também apresentará, mas terá predisposição e alguns cuidados preventivos deverão ser tomados;
  • Farinha ou farelo de coco é ótimo aliado para prevenção do diabetes;
  • 21% das pessoas que não tomam café da manhã têm maior probabilidade de desenvolver a doença;
  • Mulheres que sofrem com a doença, apresentam mais problemas ginecológicos que aquelas que não apresentam nenhum sintoma;
  • Se houver incidência de formigas na urina ou no banheiro, esse é um sinal típico de glicose no sangue. Procure um médico para avaliar a glicemia.

Fique atento às dicas transmitidas aqui. Cuide-se previamente e evite que esta doença passe a fazer parte da sua vida! Clique Aqui e conheça um novo tratamento natural para diabetes.

Clique nos ícones abaixo e compartilhe este post nas redes sociais. Isto pode ajudar inúmeras pessoas e não custa nada!

5 ideias sobre “Diabetes: Tipos e Curiosidades

    • Obrigado Barbara! Depoimentos como este me estimulam a continuar postando mais e mais informação para ajudar mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *