Como prevenir a depressão

Saiba como evitar a depressãoA depressão é um distúrbio mental ocasionado por pensamentos maléficos. Basicamente a depressão consiste em tristeza profunda, ausência de humor, sensação de incapacidade pessoal, pessimismo e etc. Todos esses sentimentos são frutos de pensamentos equivocados e potencialmente danosos.

Hoje em dia há relatos de inúmeros casos de suicídio e infelizmente a depressão está parcialmente relacionada aos casos de morte que têm o suicídio como causa.

A depressão está parcialmente relacionada aos casos de morte que têm o suicídio como causa

Pensando na pejoratividade da depressão, resolvemos hoje mostrar quais são os principais meios de prevenirmos efetivamente a doença. Em alguns casos específicos, a depressão provém de defeitos cerebrais, mas na maioria dos casos, o surgimento de tal complicação é espontâneo.

Prevenindo a Depressão

Evitar pensamentos negativos: Os Como prevenir a depressãopensamentos negativos são os grandes responsáveis pelo desencadeamento da depressão, por este motivo, evite sempre tais pensamentos. Quando os pensamentos negativos começarem a surgir, procure lembrar-se de momentos agradáveis, como o nascimento do seu filho ou até mesmo o dia do seu casamento.

Isso fará com que a tensão seja convertida em boas lembranças, dessa forma você terá controle sobre seus próprios pensamentos.

Veja Neste Post os benefícios que os pensamentos positivos podem trazer para a sua saúde.

Alimentar-se bem ajuda a prevenir a depressãoAlimentar-se bem: Pode acreditar, existem alguns alimentos que propiciam felicidade e prazer instantâneo e até mesmo duradouro. Um exemplo é o chocolate, este alimento bastante cultuado, que é uma excelente arma contra o estresse e a depressão.

 

Veja Neste Post dicas para uma alimentação saudável.

O chocolate propicia felicidade, através da liberação de um hormônio cujo nome é serotonina. A serotonina proporciona prazer e felicidade, e uma das formas eficazes de evitarmos a depressão é justamente vivenciando momentos agradáveis.

Realizar atividades prazerosas: Existe uma série de atividades prazerosas que podemos seguir para aliviarmos a tensão. As atividades físicas, por exemplo, liberam serotonina, o hormônio do bem-estar.

Além das atividades físicas, há uma série de outras atividades prazerosas que você podeVideogame ajuda a prevenir a depressão adotar. Jogar videogame ou assistir filmes são outras opções interessantes.O segredo é você ocupar uma parte do seu tempo em momentos de lazer, esse mesmo lazer aliviará e possivelmente interceptará os pensamentos danosos.

Agrupar-se: Um estudo recente aponta que pessoas que formam novas amizades têm menos chance de desenvolver a depressão. Em contrapartida, pessoas solitárias são propensas a desenvolverem este e até outros tipos de distúrbios mentais.

Descansar quando necessário: Uma pausa é sempre interessante, seja no trabalho ou nos estudos, é preciso respeitar as limitações do nosso corpo e consequentemente descansar quando necessário for. Portanto, reserve uma parte do seu tempo para realizar atividades prazerosas, como as que mostramos anteriormente.

Descançar prevenir depressãoO trabalho causa estresse que, por sua vez, pode causar a depressão. Tire férias, vá viajar, curtir a família, dê uma pausa nas atividades rotineiras; literalmente fuja da rotina.

Observação: As dicas relatadas anteriormente são essenciais para a prevenção da depressão e devem ser adotadas inclusive se você já for diagnosticado com a doença.

Todavia, em alguns casos, a depressão provém de um mau funcionamento do cérebro, neste caso o ideal é procurar a ajuda de um especialista caso a doença ainda não tenha sido constatada. Existem alguns antidepressivos que podem ser utilizados no tratamento, não irei citar nenhum deles visto que a indicação dos mesmos só deverá ser feita por um profissional, logicamente após um exame clínico detalhado.

Sobre o Autor:

Vagner Antônio Carvalho é proprietário e redator do blog ilovesaude

2 ideias sobre “Como prevenir a depressão

  1. Ah! Outra dúvida, é normal ter gases em excesso? Eu vou fazer 62 anos em abril. Mas não tenho pressão alta e creio que nenhum problema cardíaco.

    • Oi Sônia, algumas pessoas relatam gazes no começo do tratamento. Este sintoma deve diminuir com o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *