Vitamina D – O nutriente que vem do sol

Vitamina D - O nutriente que vem do solApesar de receber o nome de Vitamina D quando foi descoberta nos anos 1910 na verdade trata-se de um hormônio esteróide.

A vitamina D é encontrada em peixes oleosos, suplementos e através da exposição da pele ao sol. 10 a 15 minutos de sol por dia são suficientes. O melhor horário de exposição é na parte da manhã antes das 09:00 hs ou no final da tarde.

Hoje em dia, em maior ou menor grau, quase todo mundo tem deficiência de Vitamina D devido às mudanças de hábito de vida e à grande urbanização, assim como a diminuição da exposição ao sol e uso de protetores solares para evitar o aparecimento do câncer de pele.

Estima-se que 9 em cada 10 pessoas possuam níveis insatisfatórios de Vitamina D.

A Vitamina D é essencial ao metabolismo do cálcio. Nos últimos anos, devido aos avanços científicos, descobriu-se que a Vitamina D tem uma poderosa ação anticancerígina e reguladora do sistema imunológico.

Pesquisas recentes levam a crer que a Vitamina D pode ser usada com sucesso no tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.  O tratamento ainda é experimental e neste caso o tratamento é efetuado com altas doses da Vitamina D e necessariamente tem que ser acompanhada por um médico.

Vitamina D - Suplemento de vitamina D com cálcio e magnésio. DolomitaEstas pesquisas também concluíram, ainda em caráter experimental, que o consumo de alimentos ricos em vitamina D ou suplementos podem “retardar ou até prevenir” o início do Mal de Alzheimer e de demência.

A conversão de vitamina D pela pele dos idosos pode ser menos eficiente, o que aumenta as probabilidades de sofrerem deficiência e dependerem de suplementos alimentares.

Benefícios da Vitamina D:

  • É essencial na absorção do cálcio que fortalece os ossos e dentes.
  • Contribui para o bom funcionamento do coração.
  • Auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Combate a depressão.
  • Auxilia no combate a doenças auto-imunes como a psoríase, vitiligo, lupus e esclerose múltipla.
  • Auxilia no combate ao Mal de Alzheimer, demência e câncer,
  • Auxilia no combate ao aparecimento de doenças de pele, tiróide.

Veja também esta reportagem do Jornal Nacional sobre a Vitamina D:

2 ideias sobre “Vitamina D – O nutriente que vem do sol

    • Obrigado Sophya. É sempre bom saber que as informações estão sendo úteis para vocês leitoras(es).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *