Descubra os benefícios da canela para a sua saúde

Descubra os benefícios da canela para a sua saúdeA caneleira (Cinnamomum zeylanicum) é uma árvore de aproximadamente 10 a 15 metros de altura. É nativa do Sri Lanka, no Sul da Ásia. A canela é a especiaria obtida a partir da parte interna da casca do tronco da caneleira.

A canela é conhecida desde a antiguidade e foi tão valorizada como especiaria que era usada para presentear monarcas e outras pessoas importantes naqueles tempos.

“É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraico: קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.

No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro.” (Wikipédia)

banana com canelacurau de milho verde com canelaNa culinária a canela é muito usada como condimento e aromatizante dando sabor a bebidas, frutas, bolos, biscoitos, mingaus, compotas e molhos. É também usada em certos tipos de chocolate e licores.

Dá aquele toque final em muitos doces típicos como o arroz doce, mingau de milho ou cural de milho, como muitos o conhecem, e canjica.

A canela é rica em nutrientes como fibras, cálcio, ferro, zinco, manganês e vitaminas do complexo B. Possui também compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que agem na prevenção do envelhecimento precoce e no aparecimento de muitas doenças.

biscoito com canelaEstudos da USDA dos EUA indicam que uma colher de chá de canela diariamente reduz significantemente o índice de glicemia (açúcar no sangue). Com suas propriedades a canela melhora a ação da insulina e estimula o metabolismo da glicose além de inibir enzimas que aumentam a captação da glicose no intestino. A canela em pau pode ser usada em chás terapêuticos, apresentando os mesmos benefícios em relação à glicemia. O chá pode ser feito apenas com canela ou juntamente a outras ervas e frutas.

O consumo regular da canela também melhora a taxa de colesterol, baixando o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos melhorando a saúde cardiovascular.

Há a indicação que a canela também é benéfica no controle da pressão arterial mas os estudos ainda são inconclusivos.

Os resultados preliminares de estudos indicaram que a canela tem propriedades anti-fungos, antibacterianas e anti-parasitas. Pode ser usada como auxiliar no tratamento da candidíase vaginal e oral, úlceras estomacais e contra piolhos principalmente.

A canela também tem propriedades termogênicas que ajudam na redução do peso sem efeitos colaterais, sendo ótima para quem quer perder gordura e não massa muscular.

Para aproveitar todos os benefícios da canela, consuma moderadamente e mantenha hábitos de vida e uma alimentação saudáveis. O consumo em conjunto com doces contendo açúcar ou adoçante também deve ser moderado.

 

4 ideias sobre “Descubra os benefícios da canela para a sua saúde

  1. AMEI EM SABER DISSO, POIS TENHO USADO MUITO ULTIMAMENTE, MAS PENSAVA QUE ERA SO PARA AROMATIZAR E DAR UM SABOR DIFERENTE . VOU USÁ-LA DIRETO AGORA, COSTUMO COLOCAR NA VITAMINA DE BANANA COM CHIA, AVEIA GROSSA E LINHAÇA OU QUANDO VOU TOMAR LEITE, OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.

    • Obrigado Sophya. É sempre bom saber que as informações estão sendo úteis para vocês leitoras(es). Este é o meu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *